Guia e dicas para iniciantes do Valorant

Tudo o que você precisa saber para começar bem no jogo de tiro tático da Riot Games.

Valorant é o mais novo jogo de tiro da Riot Games . Ao contrário de Call of Duty ou Overwatch , Valorant é um jogo de tiro tático , mais próximo do Counter-Strike. Isso significa que a precisão é fundamental, o trabalho em equipe é crítico e todas as balas têm o potencial de serem letais. Se você nunca jogou um jogo de tiro tático antes, ou apenas quer um pouco de atualização sobre o que separa o Valorant do resto do gênero de jogos de tiro, temos algumas dicas para ajudá-lo antes de você mergulhar de vez no jogo.

Regras básicas de jogo do Valorant

Cada partida tem duas equipes de cinco jogadores. Antes de uma partida começar, cada jogador seleciona um personagem (chamado Agente), cada um com um conjunto único de habilidades . Cada equipe pode ter apenas um de cada agente. As partidas têm rodadas, e o primeiro time a vencer 13 rodadas vence a partida.

Uma equipe começa como atacante e uma equipe como defensora. Após 12 rodadas, as duas equipes trocam de lado. O objetivo dos atacantes é plantar uma bomba (chamada Spike) em um dos vários locais ao redor do mapa. O trabalho dos Defensores é defender, desativando a Spike após ser ativada pelos atacantes ou impedindo que os Atacantes plantem a Spike dentro do prazo da rodada. Qualquer uma das equipes também pode ganhar uma rodada eliminando todos os outros jogadores da equipe inimiga, pois não há reanimações (com exceção da ultimate da Sage) durante uma rodada.

No início de cada rodada, todos os jogadores na partida receberão dinheiro (chamado Creds), o qual eles podem usar durante a Fase de Compra para comprar armas, armaduras e habilidades. A quantidade de Creds que os jogadores recebem é determinada pelo desempenho na rodada anterior. Ações como plantar o Spike, obter abates e ganhar ou perder uma rodada concederão Creds extras.

Dica 1: Ande, não corra!

Toda vez que você corre em Valorant (que é a velocidade de movimento padrão), seus passos fazem barulho e qualquer inimigo próximo pode ouvi-lo. O som ao correr é tão alto que até um pequeno círculo aparece no seu minimapa para mostrar até onde o som dos seus passos está viajando. A solução para todo esse barulho é andar em vez de correr segurando a tecla Shift. Andar é mais lento, obviamente, mas também o torna mais preciso se você precisar atirar rapidamente antes que possa parar – e torna impossível ouvir, permitindo que você e o resto do seu time avancem até as posições inimigas.

Você deve estar andando em quase todos os lugares que você vai no Valorant, a menos que:

  • (A) você saiba que não há inimigos perto de você;
  • (B) o inimigo já sabe onde você está;
  • (C) você precisa chegar a algum lugar rapidamente

Se você tem certeza de que os inimigos não estão por perto e precisa se mover rapidamente, mude para a faca, pois é mais rápido do que correr segurando uma arma.

Dica 2: Não corra e atira ao mesmo tempo

Com a dica de andar em mente, você já deve saber que atirar com precisão e correr não se misturam dentro do Valorant. Portanto, tente evitá-lo a todo custo. Se você estiver correndo e avistar um inimigo que deseja atirar, tente parar de se mover completamente antes de disparar. Demora um pouco para que o seu objetivo seja acertado, mas à medida que você se acostuma, você terá uma ideia melhor de quando seu tiro será precisa e quando não será. A retícula da mira crescendo e encolhendo vai lhe dar uma dica de sua precisão.

É preciso prática para diminuir esse hábito, mas correr e atirar ao mesmo tempo, e depois se perguntar por que suas balas não acertaram, é provavelmente o erro mais frequente que os novos jogadores do Valorant cometerão .

Que tal andar e atirar? Quando você está andando – novamente, mantendo pressionada a tecla Shift por padrão – seus primeiros tiros permanecerão precisos, como se você estivesse parado. Então, se você está andando e vê um inimigo, pode começar a atirar imediatamente. Mas após os primeiros tiros, seu objetivo começará a desviar-se do alvo de forma mais agressiva do que se você estivesse parado.

Dica 3: Saiba quando economizar

Quando você é novo no Valorant , pode ser tentador comprar armas e habilidades antes de cada rodada, gastando os Creds que tiver. Mas você não deveria sempre fazer isso. Em vez disso, você pode guardar seus Creds para melhores compras, sincronizando isso com sua equipe para ter um melhor armamento em uma rodada futura. Por exemplo: Você provavelmente não poderá vencer uma rodada se for o único no seu time que comprou uma arma e todo mundo está preso com a pistola básica. Mas se você economizar para uma rodada ou duas e permitir que seus colegas de equipe também consigam alguns Creds, então vocês cinco com armas e armaduras terão melhores chances de vencer essa rodada – e levar esse equipamento adiante.

Sempre que sobreviver a uma rodada, você manterá as armas com as quais terminou a rodada – portanto, se alguém soltar uma arma melhor, pegue-a antes que a rodada termine. Se você morrer, precisará comprar novas armas, independentemente de seu time vencer ou perder a rodada. As habilidades serão transferidas de rodada a rodada se você não as usar, e qualquer armadura que não seja destruída também irá com você para a próxima rodada (novamente, se você sobreviver).

Existem alguns tipos diferentes de rodadas em que você deve pensar quando começar a jogar Valorant . Você pode informar seus colegas de equipe sobre o que está planejando fazer em cada rodada pelo bate-papo por voz, ou pode usar um dos botões de comunicação incluídos pela Riot no menu de compra que dizem coisas como “Salvar” ou pode informar seus colegas de equipe saiba que você tem muito dinheiro.

Salvar Rodadas

Todo mundo compra muito pouco, na esperança de economizar para a próxima rodada de compra. Isso pode significar que você não compra nada ou compra apenas uma pistola e uma habilidade.

Rodadas de compra completa

Todos na equipe compram armas – geralmente rifles ou rifles de precisão -, bem como armaduras e quaisquer habilidades necessárias.

Forçar rodada de compra

Você não tem o suficiente para uma Rodada de Compra Completa, mas você e sua equipe compram de qualquer maneira, obtendo as melhores armas e armaduras que puder. Você pode fazer isso para pegar o inimigo desprevenido ou porque precisa de uma vitória aqui para começar um retorno e não pode esperar mais por dinheiro.

Rodadas de compra parcial

Isso significa que uma ou duas pessoas da equipe podem comprar uma arma, mas todos garantem que terão Creds suficientes para uma Rodada de Compra Completa na próxima rodada.

Dica 4: Compre armadura

Armas são a coisa mais empolgante para comprar no Valorant , mas as armas só são boas se você estiver vivo para usá-las. É aí que entra a armadura. Comprar armadura não parece a coisa mais legal a se fazer, mas é quase sempre a decisão certa. Sem armadura, seus 100 pontos de vida não durarão muito – uma ou duas balas podem matá-lo.

A armadura deve sempre fazer parte das suas Rodadas de Compra Completa, e você deve priorizá-la sobre as melhores armas, se não puder pagar pelas duas. Existem dois tipos de armaduras: uma que custa 400 Creds e oferece 25 pontos de vida extras e outra que custa 1.000 Creds e oferece 50 pontos de vida extras. Ambos os tipos de armadura absorvem 70% do dano recebido.

Dica 5: Mantenha sua mira na altura da cabeça do adversário

Quanto menos você precisar mover o mouse, mais rápido poderá mirar e atirar. Ao caminhar, você deve sempre tentar manter seu objetivo na mesma altura em que a cabeça de um inimigo estaria. A maioria dos jogadores – em todos os jogos de tiro, não apenas no Valorant – tem a tendência de manter sua mira apontada para o chão. Mas se você encontrar alguém enquanto estiver mirando para baixo, precisará mudar sua mira para cima. Se o seu objetivo já está na cabeça deles, é um movimento menor encontrar o ponto ideal e, portanto, muito mais rápido. Uma boa maneira de praticar é manter sua arma na altura da cabeça de seus aliados antes de cada rodada começar. Isso fornece um bom ponto de partida para se acostumar.

Gostou das dicas? Nos diga o que achou nos comentários.